Além do anúncio da nova geração de placas de vídeo GeForce RTX 50, a Nvidia revelou durante a CES 2025 o DLSS 4, uma tecnologia que promete revolucionar o desempenho de jogos nas novas GPUs, além de garantir mais otimizações para placas mais antigas da linha RTX.
DLSS 4 multiplicará a geração de quadros em até 8x
O DLSS 4 traz o sistema Multi Frame Generation, que pode gerar até três frames extras para cada quadro renderizado. Combinado a outras inovações da Nvidia, a tecnologia multiplica as taxas de quadros em até oito vezes, quando comparada à renderização de força bruta tradicional.
Graças a essas melhorias, a Nvidia afirma que a RTX 5090 será capaz de rodar jogos em resolução 4K a 240 FPS, com configurações de Ray Tracing ativadas.
Além disso, o modelo de IA utilizado no DLSS 4 promete ser 40% mais rápido e consumir 30% menos VRAM. Em Warhammer 40.000: Darktide, por exemplo, a Nvidia diz que o modelo forneceu uma taxa de quadros 10% mais rápida, enquanto usava 400 MB a menos de memória em resolução 4K com configurações máximas.
Mais qualidade e menos latência
Outro destaque é o uso de transformadores, uma arquitetura avançada de IA também aplicada em sistemas como DLSS Ray Tracing Reconstruction e DLSS Super Resolution. Essas melhorias garantem maior estabilidade temporal, redução do efeito fantasma e maior riqueza de detalhes em movimento.
O DLSS 4 ainda conta com o sistema Reflex 2, que introduz a tecnologia Frame Warp, capaz de reduzir a latência em até 75%. Testes realizados com o jogo The Finals mostraram uma latência de apenas 14 ms, comparada aos 27 ms obtidos com o Reflex 1.
O DLSS 4 estará disponível para quais placas de vídeo?
Embora o DLSS 4 funcione de forma ideal com as novas placas GeForce RTX 50, a tecnologia também estará disponível para placas das séries RTX 40, 30 e 20 — porém, com menos recursos.
Na imagem abaixo é possível conferir a lista de recursos do DLSS 4 que estará disponível para cada série de GPUs GeForce RTX:
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia e games, siga o TechShake no Instagram.
VEJA TAMBÉM!