4G na Lua: Nokia coloca rede celular em trajes espaciais da missão Artemis III

 William Schendes
William Schendes

A Nokia anunciou uma parceria com a Axiom Space, empresa norte-americana que desenvolve estações espaciais, para equipar os trajes espaciais da missão lunar Artemis III com rede 4G/LTE. A colaboração permitirá que os astronautas realizem chamadas de voz, troquem dados de telemetria e transmitam vídeos em alta definição entre a superficie lunar e a Terra.

Rede 4G/LTE na Lua

A integração da rede 4G/LTE trará recursos de celular de alta velocidade para a AxEMU (Unidade de Mobilidade Extraveicular Axiom) e proporcionará aos astronautas uma comunicação eficiente durante as caminhadas lunares. A rede móvel dará suporte a captura de vídeos em tempo real, transmissão de voz a longas distâncias.

Segundo Russell Ralston, vice-presidente de atividades extraveiculares da Axiom Space, “a colaboração com a Nokia representa um salto enorme para as comunicações espaciais. A rede 4G/LTE será a ponte vital entre os astronautas e a Terra, garantindo a troca de dados em tempo real”.

4G na Lua: Nokia coloca rede celular em trajes espaciais da missão Artemis III
(Imagem: Nokia Bell Labs)

O papel da Nokia na exploração lunar

O Sistema de Comunicações de Superfície Lunar (LSCS) da Nokia, desenvolvido pelo Nokia Bell Labs, será um dos primeiros a ser usado em trajes espaciais. A rede portátil (network-in-a-box) será integrada aos trajes espaciais e adaptada para suportar as condições extremas da superfície lunar e o voo espacial.

Além dos trajes espaciais, a Nokia integrará o LSCS na nave espacial da Intuitive Machines, no módulo de pouso Nova-C e nos veículos lunares Mobile Autonomous Prospecting Platform (MAPP) do Lunar Outpost e o funil Micro-Nova da Intuitive Machines.

Nokia Bell Labs
(Imagem: Nokia Bell Labs)

Em comunicado, Thierry Klein, presidente da Nokia Bell Labs Solutions Research, destacou a importância das redes de comunicação para missões espaciais:

“Assim como abrigo e comida, a comunicação é essencial para a sobrevivência e o sucesso de missões espaciais. Nossa experiência em redes terrestres está sendo aproveitada para enfrentar os desafios específicos do espaço.

A humanidade sempre foi fascinada pelo espaço, e esse interesse só se intensificou no século XXI. Estamos enviando mais humanos e mais máquinas ao espaço para explorar, estudar e até mesmo buscar novos empreendimentos comerciais. Onde quer que esses humanos e máquinas vão no sistema solar, eles precisarão de comunicações.”

FIQUE POR DENTRO!

 William Schendes
William Schendes
Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Escreve sobre tecnologia, games e ciência desde 2022. Tem experiência com hard news, mas também produziu artigos, reportagens, reviews e tutoriais.
recomenda: