O ano era 2014 e milhões de usuários de smartphones estavam viciados em um jogo aparentemente simples, mas que mexia com os jogadores a cada novo desafio. Flappy Bird chegou a arrecadar US$ 50.000 por dia com anúncios no aplicativo, dado o imenso sucesso que alcançou. Ainda em 2014, contudo, o game foi retirado das lojas de apps. Agora, 10 anos depois, ele vai voltar.
A ascensão e o fim
O desenvolvedor Dong Nguyen lançou o Flappy Bird oficialmente em 2013. A proposta era simples: manobrar um pequeno pássaro amarelo sem chocar com os obstáculos. Porém, a simplicidade da missão contrastava com a dificuldade em executá-la. O pássaro só mudava a manobra com toques na tela do smartphone feitos na hora exata.
Após uma análise feita pelo YouTuber sueco Pewdiepie, a popularidade do jogo começou a disparar. Em 2014, o título já era, com certeza, uma sensação viral. O número de usuários pelo mundo era tão grande que o aplicativo chegou a arrecadar cerca de US$ 50.000 por dia com anúncios, conforme reportado pelo The Verge.
Apesar do sucesso, Nguyen revelou que o Flappy Bird também teve um impacto negativo na sua vida, por ser viciante. Por este motivo, em fevereiro de 2014, o desenvolver retirou o game das lojas de apps.
O retorno triunfante
Mas os fãs do jogo já podem comemorar. Hoje, Nguyen anunciou em seu site que se sente “renovado”, “revigorado” e pronto para trazer o jogo de volta. E assim ele fará. O desenvolver anunciou o retorno de Flappy Bird com novidades e ainda liberou um pequeno trailer.
"Há apenas uma década, eu era o centro das atenções e estava alcançando novos patamares com meus 100 milhões de amigos. Infelizmente, precisei deixar a fama e os holofotes para trás e voltar para casa e descobrir quem eu realmente sou. Graças aos meus fãs super Flappy Bird®, estou renovado, revigorado e pronto para alçar voo novamente. A missão de dez anos envolveu a aquisição de direitos legais e até trabalhar com meu antecessor para me libertar e relançar o jogo oficial Flappy Bird®!", escreveu no anúncio.
Conforme citado por Nguyen, o processo de retorno também envolveu a aquisição dos direitos legais do jogo, antes pertencentes à empresa Gametech Holdings LLC, dos Estados Unidos. Agora, a Fundação Flappy Bird comprou a marca registada oficial Flappy Bird e até mesmo os direitos do jogo e dos personagens originais de Piou Piou vs.Cactus, título que serviu de inspiração para Flappy Bird.
"Estamos muito entusiasmados por trazer de volta Flappy Bird e proporcionar uma nova experiência que manterá os jogadores envolvidos durante anos. Temos grandes planos para o nosso pequeno pássaro!", antecipou Michael Roberts, o "chefe criativo" responsável pelo retorno do Flappy Bird.
Entre as novidades, estão os novos personagens jogáveis, como Trixie, Tekno, Peng e Quirky. Serão disponibilizados ainda novos modos de jogo, como o modo fácil, um modo com tema de basquete. Para alegria dos jogadores, há ainda um novo modo Rivais, que permitirá que o usuário enfrente até 99 outros jogadores.
Por enquanto, a data exata para o lançamento do novo e melhorado Flappy Bird ainda não foi confirmada, mas o jogo será disponibilizado na Play Store, na App Store e nos sites de jogos online Poki e CrazyGames.
Para ficar por dentro das principais notícias de tecnologia, siga e acompanhe o TechShake no Bluesky, Threads, Instagram e Facebook.
FIQUE POR DENTRO!